terça-feira, 27 de novembro de 2007

0 comentários

Por Fábio Santos- São José dos Campos



Semana marca combates ao Câncer e ao vírus da Aids


Durante esta semana, o mundo está voltado para a conscientização da prevenção de duas doenças que assolam a humanidade há algum tempo. No dia 27 de Novembro, ocorre o dia mundial de combate ao Câncer e no dia 1º de Dezembro as atenções estão voltadas para o combate ao vírus da Aids.O Brasil participa dessa corrente e tenta diminuir os efeitos devastadores da primeira e diminuir a incidência da segunda.


27 de Novembro – Combate ao Câncer


Em relatório divulgado nesta segunda feira (26) durante o congresso com médicos de vários países realizado, o Brasil apareceu como um país que perdeu 130 mil pessoas vítimas da doença nos últimos 12 meses. Os tipos com maior incidência são o câncer de pele, seguido pelo de próstata, mama e pulmão e as regiões que mais apresentaram casos da doença foram, respectivamente, o Sudeste e o Sul do Brasil. Segundo os próprios médicos, o crescimento do número de casos no Brasil é reflexo do processo de envelhecimento da população que atinge uma faixa etária mais elevada atualmente.

Eles acreditam que as pesquisas possam ajudar a programar ações preventivas. Incentivar exercícios, alimentação saudável e combater o cigarro são algumas delas, o que pode diminuir, inclusive, o gasto com pacientes que precisam de tratamentos, o que, atualmente, representa 1 bilhão e 200 milhões de reais.

Com o diagnóstico precoce, hoje 60% dos casos de câncer têm cura, mas segundo o mesmo relatório apresentado na assembléia dos médicos, entre 2008 e 2009, o Brasil deve apresentar mais 940 mil casos da doença. Para que esse número fique cada vez mais distante do número de óbitos, é fundamental que a população tenha consciência de que a prevenção é a única aliada da cura, pois o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de recuperação.

Conheça os diversos tipos da doença nos links abaixo e as maneiras de prevenção:

CÂNCER DE ÂNUS
CÂNCER DE BEXIGA - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE COLO UTERINO
CÂNCER DE COLO UTERINO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE COLO UTERINO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE CÓLON E RETO
CÂNCER DE CÓLON E RETO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE CÓLON E RETO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE ENDOMÉTRIO
CÂNCER DE ENDOMÉTRIO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE ENDOMÉTRIO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE ESÔFAGO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE ESÔFAGO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE ESTÔMAGO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE ESTÔMAGO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE FÍGADO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE MAMA
CÂNCER DE OVÁRIO
CÂNCER DE OVÁRIO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE OVÁRIO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE PÂNCREAS E DE VIAS BILIARES
CÂNCER DE PELE - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE PELE - PREVENÇÃO
CÂNCER DE PÊNIS
CÂNCER DE PRÓSTATA
CÂNCER DE PRÓSTATA - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE PRÓSTATA - PREVENÇÃO
CÂNCER DE PULMÃO
CÂNCER DE PULMÃO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE PULMÃO - PREVENÇÃO
CÂNCER DE RIM
CÂNCER DE TESTÍCULO - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER DE VAGINA
CÂNCER DE VULVA
CÂNCER E CORAÇÃO
CÂNCER E CORAÇÃO - TUMORES PRIMITIVOS DO CORAÇÃO
CÂNCER GÁSTRICO
CÂNCER ORAL - DETECÇÃO PRECOCE
CÂNCER ORAL - PREVENÇÃO

_____________________________________________________________________________________

1º de Dezembro – Combate ao vírus da Aids.

A doença que surgiu no final do século passado e assustou toda a população mundial com seu efeito devastador passa por uma nova fase que sugere um perigo escondido atrás da calmaria. Com o surgimento de novos tratamentos e a dissociação do nome da doença à morte quase que imediata fez com que o índice de infecção aumentasse em algumas regiões e grupos sociais.Pesquisas recentes indicam que a incidência da doença está aumentando entre os jovens, em especial no caso das meninas.

Assista ao vídeo apresentado no Fantástico, da Rede Globo, no dia 25 de Novembro.

Em 2007, os jovens são os temas do Dia Mundial de combate à doença, que ganhou o slogan ‘Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids’, que pretende afirmar os direitos do jovem de viver a sua sexualidade e ter acesso ao preservativo e à informação.O público alvo gira em torno dos jovens de 13 a 24 anos.

Em 2007, serão distribuídos 102 mil cartazes pelo país que pretendem sensibilizar as três vertentes de jovens: os que possuem o HIV, as mulheres e os homossexuais.Na última semana, o ministério divulgou o Boletim Epidemiológico 2007 com um levantamento que revela que, no Brasil, em homens com mais de 13 anos, houve aumento dos casos de Aids em heterossexuais, estabilização entre homossexuais e bissexuais e redução entre usuários de drogas injetáveis.

Em homo ou bissexuais jovens, no entanto, a tendência é de crescimento. De acordo com o Boletim, de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de Aids no País – 289.074 no Sudeste, 89.250 no Sul, 53.089 no Nordeste, 26.757 no Centro Oeste e 16.103 no Norte. Segundo o boletim, em 1996, 29,4% dos casos de Aids registrados na população masculina foram em homens homo ou bissexuais, 25,6% em heterossexuais e 23,6% em usuários de drogas injetáveis.

Em 2006, também considerando a população masculina, 27,6% dos casos de Aids registrados foram em homens homo ou bissexuais, 42,6% em heterossexuais e 9,3% em usuários de drogas. Considerando as mulheres com idade acima de 13 anos, os casos notificados em heterossexuais passaram de 86,1% para 95,7%, entre 1996 e 2006. No caso das usuárias de drogas injetáveis, o índice caiu de 12,6% para 3,5%, no mesmo intervalo.

O levantamento revela que a razão entre homens e mulheres infectados pelo HIV está em queda no Brasil. Em 1985, havia 15 casos da doença em homens para 1 em mulher; hoje, a proporção é de 1,5 para 1.

Leia Mais

Igreja confunde jovens e prejudica prevenção da Aids, diz médico







------------------------
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

terça-feira, 20 de novembro de 2007

0 comentários

Por Fábio Santos - São José dos Campos


Multirão contra a Dengue mobiliza todo o Estado de São Paulo e São José dos Campos participa da maratona contra


Tropa de elite contra a dengue inicia ações em São Paulo

Fonte: O Estado de São Paulo

O Esquadrão Antidengue da Secretaria de Estado da Saúde chegou nesta segunda-feira à São Paulo. A equipe, que visita a capital pela primeira vez, vai trabalhar com artilharia pesada: os 110 agentes, entre eles 90 desinsetizadores, estarão munidos de carros especiais e atomizadores costais, popularmente conhecidos como borrifadores.

A mobilização marca o lançamento da Semana Estadual de Combate à Dengue - que se estende até o próximo sábado, movimentando 25 mil profissionais de saúde em todo o Estado.
O batalhão da saúde vai concentrar esforços na Vila Sônia, na zona oeste, área com grande incidência de dengue. Cerca de 50 agentes especiais da Sucen devem vaporizar o local com inseticida para destruir os focos da doença. Será realizado um arrastão pelas ruas da região, incluindo visitas às casas, distribuição de panfletos e vistoria de terrenos baldios. Até o último dia 31, a Secretaria havia registrado 68 casos de dengue na Vila Sônia.

Por todo o Estado, os profissionais estaduais e municipais de saúde irão organizar panfletagens, teatros, oficinas, palestras, exposições, carreatas, mutirões de limpeza urbana e recolhimento de entulhos para tentar conter a proliferação do mosquito. O objetivo é diminuir o impacto da doença no verão.

São Paulo tem motivos de sobra para se armar contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. As notificações da doença saltaram de 466 em 2006 para 2.350 em 2007, de acordo com dados da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). No Estado, a situação também é crítica: 81% dos municípios paulistas apresentam focos de infestação do mosquito. Além disso, neste ano 34 pessoas morreram por causa da dengue (conheça os sintomas ao lado).

Neste ano, 78.614 casos de dengue foram identificados em 358 cidades paulistas, o que representa um aumento de 42% em relação a 2006, quando foram computados 50.029 casos em 252 municípios do Estado. 'São Paulo quer dar o exemplo, mostrando que governos e população podem e devem unir forças contra a dengue', declara o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata

São José dos Campos

Mutirão de combate ao mosquito da dengue acontece em novembro

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos


Nos dias 24 e 25 de novembro, a Prefeitura de São José dos Campos realizará um mutirão em todas as regiões do município para recolher objetos que possam estar servindo de criadouro para o mosquito da dengue. Dia 24 é considerado o Dia Nacional de Combate à Dengue.

O objetivo da ação da Prefeitura de São José dos Campos será recolher, nas residências, nos estabelecimentos comerciais e em todo tipo de imóveis, objetos sem uso que acumulam água e que, por isso, podem servir de criadouro para o Aedes aegypti, inseto cuja picada transmite a doença para os seres humanos.

O Mutirão de Combate à Dengue está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas contará com a participação de outras secretarias municipais. No sábado, dia 24, equipes da Prefeitura visitarão as regiões sul, oeste e sudeste. No domingo, dia 25, o mutirão acontecerá nas regiões leste, centro e norte.

Serão utilizados cerca de 80 caminhões da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) para recolhimento de material. Cerca de 1.600 profissionais participarão do mutirão e serão identificados com um adesivo colado na blusa.

A população será orientada pelas equipes com relação ao que deve ser separado, colocado em sacos plásticos e depositado na calçada para que os caminhões recolham. O material será levado para o aterro sanitário.

Além disso, a população receberá informações de como oferecer colaboração para o permanente esforço destinado a combater o mosquito da dengue. Em 2006 foram recolhidas 220 toneladas de materiais durante dois grandes mutirões contra a dengue realizados pela Prefeitura.

Até o dia 29 de outubro deste ano foram notificados em São José dos Campos 1.178 casos suspeitos de dengue, sendo que 529 foram descartados, 320 estão em investigação e 329 foram confirmados (233 autóctones e 96 importados).

____________________________________________________________________


Laboratório Oswaldo Cruz oferece aos pacientes o exame de identificação instantânea da Dengue


Como a Dengue desencadeia um quadro clínico inicial semelhante ao de outras doenças infecciosas autolimitadas, a comprovação laboratorial pode ter bastante importância neste sentido. O teste molecular de dengue por PCR em tempo real consegue confirmar a infecção rapidamente, já que amplifica o RNA viral de maneira seletiva no período sintomático da infecção. A sorologia tem limitações no diagnóstico, uma vez que a produção de anticorpos demora de cinco a seis dias após o início das manifestações clínicas de reinfecção, nos quais a PCR pode ser útil para confirmação.

Os pacientes do Laboratório Oswaldo Cruz podem solicitar o exame de detecção da Dengue através do exame de PCR. O resultado estará disponível a partir do quarto dia útil após a coleta.


Evolução do quadro da doença no Brasil


Fonte: O Estado de São Paulo


------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177