sexta-feira, 29 de junho de 2007

LOC é, mais uma vez, pioneiro em tecnologias de última geração para diagnósticos de análises clínicas

0 comentários

Por Marco Bonito - São José dos Campos

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos é reconhecidamente uma empresa de vanguarda, desta vez o pioneirismo é tecnológico, confira:



A preocupação das instituições de saúde em relação à resistência bacteriana e o uso indiscriminado de antibióticos, principalmente nos primeiros estágios da infecção, propiciou a busca de alternativas que pudessem reduzir o tempo do diagnóstico.

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, adquiriu o equipamento VITEK 2 em substituição ao antigo Mini-api, da empresa BioMérieux, que é o sistema de referência de automação em Bacteriologia, fornecendo os resultados de identificação de bactérias e de sensibilidade aos antibióticos, contribuindo para um melhor monitoramento do paciente.

Ele conta com um software, o Advanced Expert System, que é o único a assegurar resultados confiáveis em microbiologia.Dentre suas principais características estão:

• Em média, há de 5 a 7 diluições duplas de MIC (Concentração Mínima Inibitória) por antibiótico.
• Extensa faixa de MIC (Concentração Mínima Inibitória) que permite a detecção de baixos níveis de resistência.
• Resultados orientados para a resistência incluindo fenótipos não usuais.
• Resultados deduzidos de antibióticos para atender necessidades médicas específicas.
• Validação automática dos resultados, com constante verificação dos testes de identificação e sensibilidade.


Todo este investimento em tecnologia visa garantir a médicos e pacientes a máxima qualidade em Análises Clínicas, coerente com a tradição que caracteriza o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos.


------------------------
Marco Bonito
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Você sabe o que é feito com o seu sangue, urina e fezes após a realização dos exames laboratoriais?

0 comentários

Por Marco Bonito - São José dos Campos

Em comemoração ao dia internacional do meio ambiente o Laboratório Oswaldo Cruz, de São José dos Campos, promove um informe que muito tem a ver com o respeito e a preservação da sua vida
A maioria das pessoas não faz idéia do que ocorre com seus resíduos biológicos, secreções, sangue e excrementos, após serem colhidos e entregues para exames laboratoriais. Desconhecer os processos técnicos que ajudam a diagnosticar e prevenir doenças, é grave, mas não se importar com o que acontece com eles após serem realizados todos os exames, é pior.

Segundo as normas da Vigilância Sanitária, as fezes e a urina podem ser descartadas na própria rede de esgoto, assim como ocorre nas residências, entretanto, com o sangue e seus derivados não se pode e não se deve descarta-los sem prévio tratamento, por potencializar a contaminação tanto do meio-ambiente quanto por aumentar o risco de doenças em outros seres, principalmente o homem.
Em muitos casos, estes resíduos são despejados diretamente no ralo de um tanque de lavagem, o que prejudica demasiadamente o meio ambiente, como por exemplo: os rios ou seus afluentes. Por uma questão de princípios e respeito, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, desde 1998, buscou a certificação internacional ISO 14001 (International Standardization Organization) que ressalta a necessidade das empresas estabelecerem parâmetros e seguirem normas para a preservação da área ambiental.

O processo de certificação levou oito meses e já em 1999 o Laboratório Oswaldo Cruz, de São José dos Campos, tornou-se o primeiro da América Latina a obter e manter a certificação ISO 14001, o que significa muito mais do que apenas estar cumprindo com as exigências das normas; significa investir pesado no respeito, não só para com nossos pacientes, mas com toda a população e ecossistemas no meio ambiente.

Um bom exemplo disso é o tratamento dado aos resíduos dos pacientes. Após a coleta, os materiais, inclusive o sangue e seus derivados, devidamente identificados, são examinados, e ao final deste ciclo, quando não vão mais ser utilizados, são tratados em autoclave, equipamento que descontamina biologicamente qualquer resíduo, e com produtos químicos que eliminam os eventuais produtos tóxicos e venenos químicos utilizados nas reações laboratoriais.

Todos os materiais, acondicionados em pacotes anti-vazamento, são encaminhados para um aterro especial da prefeitura, onde recebem outros tratamentos antes de serem incinerados em fornos especiais, eliminando os riscos de contaminação do meio ambiente. Este procedimento é parte do nosso Projeto de Responsabilidade Social que também contempla nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Respeitar o meio ambiente é preservar a vida, e nós temos isto como princípio fundamental.

Para saber mais a respeito dos procedimentos técnicos do Laboratório Oswaldo Cruz, entre em contato conosco e marque uma visita; ficaremos honrados com a possibilidade de abrir as portas da nossa casa à você e a sua família.


------------------------
Marco Bonito
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177