terça-feira, 23 de outubro de 2007

0 comentários

Laboratório Oswaldo recebe prêmio ECO 2007






Por Fábio Santos e Marco Bonito



O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos foi premiado como finalista no prêmio ECO 2007, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) de São Paulo. A categoria na qual o Laboratório concorreu envolve empresas de pequeno porte, na modalidade Gestão Empresarial para Sustentabilidade. A realização da cerimônia de premiação foi no dia 3 de dezembro, às 19h, em São Paulo e teve a cobertura especial da Revista Época Negócios.



Sustentabilidade -Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as actividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as actividades humanas.

Porque o Laboratório Oswaldo Cruz possui excelência na área de saúde?



A preocupação constante com a qualidade de serviços e de atendimento fez com que o laboratório fosse pioneiro em todas as áreas de atuação, desde a recepção informatizada até o atendimento personalizado a médicos e a pacientes, realizando muitas vezes exames não solicitados a fim de esclarecer patologias pouco aparentes pela clínica, beneficiando com esta medida a quem confiou sua integridade física ou profissional aos seus cuidados.Seu quadro profissional participa freqüentemente de cursos de atualização nas mais diversas áreas, organizando palestras com profissionais do país e do exterior, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre metodologias tradicionais e evidenciar novos descobrimentos que possibilitem uma maior confiança nos resultados, pelo aumento de sensibilidade e especificidade dos métodos utilizados, ou pela substituição de equipamentos mais modernos e de mais fácil manipulação.

Considerando estar na vanguarda da atualização científico-tecnológica, não limitou esforços para brindar a médicos e pacientes todo o caudal disponível de ferramentas necessárias ao diagnóstico, contando para tal fim, com uma equipe profissional de altíssima qualidade técnica, que se recicla permanentemente através de treinamentos, cursos internos e externos, controles de qualidade multiparamétricos, avaliação constante por estatísticas em relação ao desempenho profissional e uma disposição sempre crescente de esclarecer dúvidas eventuais a médicos e pacientes.Desta forma, desde 1999 a criação de um Sistema de Gestão Ambiental certificado conforme a Norma ISO 14001, coloca nossa empresa, em princípio, como o único Laboratório de Análises Clínicas do mundo a ter um Sistema Ambiental certificado, conforme informações coletadas junto aos órgãos competentes. Da mesma forma, foi um dos primeiros a ser certificado pela Norma ISO 9002.


Cláudia Sawaya recebeu o prêmio na cerimômia realizada em São Paulo

Valores- Os valores são fundamentados no atendimento personalizado aos pacientes e na resposta precisa aos médicos através da exatidão, precisão e sensibilidade analítica dos processos, mediante a atualização científica permanente e desenvolvimento integral dos funcionários, embasados nos princípios regulamentados pelo Código de Ética do Laboratório Oswaldo Cruz, verificando permanentemente nosso engajamento na sociedade, aderindo aos princípios de responsabilidade social e transformando-nos em referência em nossa região.

Política ambiental- Conduzir suas ações ambientais através do reconhecimento da Gestão Ambiental como uma de suas prioridades, evidenciada pela melhoria contínua na prevenção da poluição em todos seus aspectos.Agir de conformidade com leis, normas, regulamentos aplicáveis e requisitos da empresa, racionalizando seu desempenho ambiental e minimizando os impactos ambientais oriundos do seu processo, através de:·Plano de Objetivos e Metas;·Indicadores;·Treinamento de seus colaboradores;·Conscientização ambiental extensiva a clientes e fornecedores;·Manutenção do diálogo com partes interessadas acerca de suas atividades e efeitos ambientais.

Os registros do monitoramento de medição do Sistema de Gestão Ambiental são analisados em Reuniões de Análise Crítica do SIG, ou quando necessário.Pela sua característica de empresa da área da saúde, o Laboratório não possui emissões atmosféricas de nenhum tipo. As eventuais emissões de aerossóis do setor de bacteriologia são previamente filtradas por tratamento em câmara de fluxo laminar de segurança biológica, conforme normativa de biossegurança.Da mesma forma não existe poluição sonora ou visual, conforme critérios do Levantamento dos Impactos e Aspectos Ambientais.Em relação ao mecanismo de controle da poluição do solo e hídrica, o Laboratório Oswaldo Cruz possui um rígido esquema de monitoramento dos resíduos gerados:Planos de Ação da empresa:· Implantar uma Cooperativa para Tratamento de Resíduos Hospitalares em São José dos Campos e Região;· Consultoria em Tratamento de Resíduos de Laboratórios e empresas da área de saúde;· Redução de Recursos Naturais;· Registros, autuações e notificações aos Impactos Ambientais gerados na empresa e que possam atingir a comunidade local;



Conheça a Câmara Americana de Comércio


A Archam é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne cerca de 6.800 sócios entre pequenas, médias e grandes empresas. Com sede em São Paulo, a Amcham está presente também em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto e Uberlândia. As empresas associadas atuam em todas as áreas da economia e empregam 1,6 milhão de trabalhadores. Do total de companhias sócias, 80% são brasileiras, 13% americanas e o restante de outras nacionalidades.Fundada em 1919, a Amcham Brasil é a segunda maior câmara americana de comércio do mundo - a maior fora dos Estados Unidos.


Sua missão é servir aos associados influenciando construtivamente políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial.Cidadania EmpresarialA atuação da Amcham nunca se limitou à esfera dos negócios. A cidadania empresarial figurou desde cedo entre suas preocupações. Em 1920, fundava a Graded School.


Em 1954, ajudou a criar a Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Em 1965, deu início a uma série de seminários sobre métodos gerenciais para estudantes universitários, que se prolongou por 15 anos.Em 1978, foi criado o Amcham International Fellowship Program, que oferecia bolsas de estudo integrais de mestrado para jovens executivos qualificados. Até meados da década de 1990 mais de cem brasileiros participaram do programa e, ao retornar ao País, puderam colocar a serviço de suas empresas e do Brasil as mais modernas técnicas de gerenciamento. Em 1991, a Amcham criou o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), que desenvolve em escolas da rede pública um método capaz de melhorar o aprendizado de Português e Matemática. O Prêmio Eco, que reconhece projetos meritórios de cidadania empresarial nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, participação comunitária e cultura e atuação empresarial sustentável, foi criado pela Amcham em 1982.Prêmio ECOLançado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) em 1982, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, gerando uma rica reflexão sobre o desenvolvimento do conceito e das práticas de Cidadania Empresarial no Brasil.

O formato e o conteúdo acompanharam a evolução do conceito e da prática da Responsabilidade Social Empresarial, no Brasil e no mundo. Foram três fases distintas:1982 a 1988 - A premiação era concedida a projetos que não especificavam área de atuação. Não havia categorias específicas;1989 a 2004 - Os projetos sociais passaram a ser reconhecidos nas categorias Educação, Cultura, Meio-Ambiente, Saúde e Participação Comunitária;2005 - Foram criadas duas modalidades: Gestão Empresarial para a Sustentabilidade (GES), e Projetos de Responsabilidade Social Empresarial (PRSE), esta última englobando quatro categorias:

* Público Interno
* Meio Ambiente
* Consumidores e Clientes
* Comunidade

A premiação foi ampliada, passando a incluir todas as classes de empresas atuantes no País - incluindo as públicas, que até então não eram consideradas - e segmentada por porte, incentivando a participação de pequenas e médias empresas.


Fonte: Archam



------------------------
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8136 1972