segunda-feira, 17 de novembro de 2008

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

0 comentários


Por Paulo Sawaya - São José dos Campos

HEMOGLOBINA GLICADA E SUA IMPORTÂNCIA


Segundo, Dra. Nadia Beltrame, responsável pelo setor técnico do Laboratório Oswaldo Cruz,

A Hemoglobina Glicada é considerada padrão ouro no controle glicêmico de pacientes diabéticos.

A sua redução ou normalização diminuem as complicações crônicas provocadas pela doença.

Os níveis de HbA1C refletem a glicemia média no intervalo de 2 a 3 meses antes da coleta,enquanto a dosagem da glicose reflete a glicemia do momento da coleta.

No adulto,a meta a ser atingida para o controle da doença é abaixo de 7% de HbA1C,em crianças e idosos,o alvo pode ser ajustado em função dos eventos de hipoglicemia, a critério médico.

Nas gestantes,a dosagem de HbA1C não está indicada,sendo mais eficiente controlar a diabetes através da dosagem de glicemia de jejum e pós- prandial.

O LOC,aproveitando o dia Mundial do Diabetes,divulga as novas propostas aprovadas recentemente pelas seguintes instituições:

  • ADA- Associação Americana de Diabetes;
  • Associação Européia para o Estudo do Diabetes;
  • IFCC- Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial;
  • IDF-Federação Internacional de Diabetes;

São elas:

    1. A dosagem de HbA1C necessita de uma padronização mundial,incluindo a definição de um método de referência e o modo adequado para expressar os resultados;
    2. A HbA1C seria expressa em duas unidades:mmol/mol(IFCC) e percentual(NGSP);
    3. A HbA1C seria transformada num valor correspondente à glicose média por meio de uma equação matemática.Esse resultado de glicose média derivada da A1C seria incorporado ao laudo do exame,visando facilitar a interpretação clínica do resultado.O laudo final de um exame de Hemoglobina Glicada seria composto por três resultados:A1C na unidade de concentração definida pelo IFCC (mmol/mol),A1C na unidade usual em conformidade com o NGSP(%) e sob a forma de concentração de glicose média derivada da A1C(mg/dl).

Estes procedimentos facilitariam muito a interpretação clínica da HbA1C.O resultado da glicemia média estimada acarretaria uma melhor compreensão para o paciente do que realmente o teste da HbA1C está expressando tornando o paciente ainda mais ativo no seu tratamento.

A liberação da glicemia média estimada no laudo de HbA1C do LOC pode ser feita mediante solicitação médica ou automaticamente caso os médicos passem a adotá-la.

Dê a sua opinião sobre o assunto.



------------------------|
Paulo Sawaya
Diretor de MKT
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 r 217