quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os Mitos e Verdades do emagrecimento

2 comentários


Por Dra. Mariana Ferri d'Avilla - São José dos Campos











OS MITOS E AS VERDADES DO EMAGRECIMENTO

Mito: Praticar exercícios em jejum emagrece?

A queima de calorias depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não da gordura.

Verdade: Jejum não ajuda a emagrecer

O seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é dividir sua refeições de 5 a 6 vezes ao dia.

Mito: Comer à noite engorda

É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos e frutas. Mas se você não controlar durante todo o dia, você vais engordar.

Verdade: Comer e ver televisão engorda

Se fizer as refeições e lanches nos lugares ideais, estará menos propensa a se distrair e provavelmente estará mais ciente do quê e quanto está comendo.

Mito: Musculação engorda

Na verdade, como o músculo é mais pesado do que a gordura, quando a pessoa desenvolve a sua massa muscular, ela tende a aumentar o peso, porém, diminuir a gordura corporal.

Verdade: Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Alimentos ricos em fibras produzem sensação de saciedade. Além disso, as fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e interferem na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

Mito: Refrigerante Dietético aumenta a Celulite

A celulite provém de alimentos ricos em açúcares e gorduras, o refrigerante dietético não tem açúcar, então não aumenta as celulites. Mas atenção, a água não pode ser substituída por esses refrigerantes.

Verdade: Bebidas Alcoólicas Engordam muito

O álcool é muito calórico. Para você ter uma noção, uma latinha de cerveja equivale caloricamente a uma unidade de pão francês. Ou seja, se você vai ao bar e toma 5 latinhas, é como comer 5 pães.


Dra. Mariana Ferri d`Avila
Nutricionista. Especialização em Bases Metabólicas e Fisiológicas aplicadas à Atividade Física e Nutrição pela Universidade de São Paulo - USP. Nutricionista ortomolecular, esportiva e preventiva, com experiência no Brasil e no Exterior.
Paulo Sawaya
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (11)8708 1754