quarta-feira, 25 de julho de 2007

Excelência em análises clínicas com controle de qualidade é a missão e a filosofia do LOC

Por Marco Bonito e Fábio Santos - São José dos Campos

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos realiza, todos os meses, testes de qualidade para manter a excelência nos serviços prestados na área da saúde, como forma de garantir ao paciente a qualidade que o caracteriza

Clique no PLAY para ouvir o PodCast desta matéria


DOWNLOAD
(Botão direito e "Salvar destino como")

Com o intuito de preservar a excelência dos serviços ligados à área da saúde, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos (LOC) realiza, todos os meses, testes para controle de qualidade em todos seus setores bioquímicos. Estas avaliações são feitas pela ControlLab, o primeiro provedor de ensaio de proficiência da América Latina reconhecido pelo CAP (College of American Pathologists), que tem como missão promover a excelência na prática da medicina laboratorial e patológica. Atuante desde 1960, é o líder mundial em programas de qualidade.

A biomédica responsável pelo departamento técnico do LOC, Dra. Nádia Beltrame Sawaya, explica que este controle externo é obrigatório para todos os laboratórios de análises clínicas desde outubro de 2005, conforme a Resolução 302 (RDC) da Diretoria Colegiada da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ainda segundo ela: "hoje, é obrigatório, mas o LOC já faz isso há muito tempo, há mais de dez anos", mesmo antes da resolução, como parte do processo de qualidade total ISO 9001, implantado em 1998.

A RDC 302/2005 visa garantir a qualidade dos exames laboratoriais e a diminuição dos riscos inerentes aos processos de trabalho, abrangendo todos os serviços públicos ou privados que realizam atividades laboratoriais na área patológica, citológica e de análises clínicas.

Os testes de qualidade seguem uma metodologia padrão, onde são recebidas amostras de exames com valores desconhecidos que precisam ser analisadas e identificadas pela equipe técnica do laboratório a partir dos equipamentos que são calibrados por "soros padronizados" que garantem a eficiência de cada máquina. "Estes soros são passados diariamente, em cada máquina, antes de a liberarmos para o uso, se estiver fora do padrão a gente não libera o equipamento", como enfatiza a Dra. Nádia Beltrame Sawaya.

A exigência da ANVISA é de que os testes apresentem, pelo menos, 80% de acerto, o controle interno de qualidade do LOC definiu que a meta a ser alcançada é de no mínimo 90%. Este objetivo vem sendo alcançado, tanto que a média do controle de qualidade em 2007 no laboratório é de 96,22% de exames adequados. "Dentro do nosso plano de objetivos de metas está determinado um padrão que o laboratório quer atender e para atingirmos essa meta precisamos estar acima dos 90%", comenta a gerente do Sistema integrado de Gestão Cláudia Sawaya.

Dentre os principais benefícios relacionados a este controle externo, auditado pela Controllab, estão: padronizar a fase analítica frente ao mercado, avaliar a eficiência do controle interno e assegurar sua adequação em métodos específicos, avaliar e monitorar o desempenho dos laboratórios em ensaios específicos, identificar acertos e conformidades, determinar as características de desempenho de métodos já estabelecidos e/ou novos métodos e tecnologias, além de prover ações corretivas e/ou preventivas.

Há uma média anual obtida por todos os demais laboratórios e também um "desvio padrão" que balizam o desempenho individual de cada empresa avaliada, quando o laboratório consegue se qualificar, dentro do intervalo estabelecido pela Vigilância Sanitária e pelas normas metodológicas da ControlLab, ele recebe uma certificação. Desde que passou a controlar a sua qualidade o LOC jamais deixou de ser certificado como proficiente em análises clínicas, o que significa que a excelência de seus serviços não é apenas um objetivo a ser alcançado mas que faz parte da própria filosofia e da missão da empresa, fatores que classificam o LOC de São José dos Campos como um dos mais respeitados laboratórios de análises clínicas do Brasil.

Quaisquer dúvidas inerentes a este assunto podem ser sanadas a partir do email: oswaldocruz@oswaldocruz.com ou através do telefone 12 3946-3711, visite nosso site http://www.oswaldocruz.com/. Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos: saúde com qualidade há mais de 30 anos.


-----------------------
Departamento de Comunicação e Marketing
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177


Nenhum comentário: