terça-feira, 15 de janeiro de 2008



Leite Fermentado combate doenças na Boca

Leite fermentado faz bem à saúde. Aliás, há mais de 100 anos que os microbiologistas conhecem as propriedades benéficas deste alimento. Pesquisas mostram que alimentos como o leite fermentado, iogurtes e queijos podem ajudar as pessoas a combaterem inúmeras alterações, que acontecem na boca, como a cárie em algumas situações, o mau hálito e infecções fúngicas, entre outras.

Eles são conhecidos como alimentos funcionais ou probióticos. A sua composição têm microorganismos vivos, fungos e bactérias específicos, que quando são introduzidos no organismo humano produzem benefícios. Esses micróbios agem basicamente de duas maneiras. Primeiro, eles formam uma barreira física. Ocupam no intestino espaço que poderia ser de outros microorganismos que provocam danos à saúde. E facilitam a absorção de importantes nutrientes como, por exemplo, as vitaminas do complexo B, que ajudam as células a realizarem suas funções corretamente porque controlam o metabolismo celular, e de aminoácidos, moléculas que formam todas as proteínas do corpo humano.

Pesquisas recentes mostram que esses alimentos podem fazer mais bem para a saúde do que se imaginava. Só para se ter uma idéia de como esse tema ganhou projeção nos últimos tempos, entre os anos de 2006 e 2007, mais de 360 artigos científicos foram publicados em revistas especializadas. Um desses artigos, de autoria de pesquisadores da Bulgária e da Finlândia, publicado na edição de novembro do periódico britânico Oral Disease, fez uma revisão dos benefícios que os microorganismos encontrados em alimentos probióticos podem trazer para a saúde bucal das pessoas e, conseqüentemente, os importantes reflexos no bem estar sistêmico do organismo humano.

Os autores do estudo encontraram dados que mostram que algumas bactérias conhecidas como lactobacilos, encontradas em derivados do leite, como leite fermentado, queijos e iogurtes, ajudam a manter em harmonia a flora bacteriana da boca. Assim, em algumas situações, evita que apareçam inflamações importantes na mucosa bucal que poderiam levar até a perda de dentes. Outra capacidade que os lactobacilos teriam, segundo esses pesquisadores, é de estimular a resposta do sistema de defesa da pessoa na boca. Isso porque a mucosa bucal tem alguns tecidos que participam da defesa do organismo, chamados de agregados linfóides.

A cárie dentária é outra importante doença que os alimentos probióticos se mostraram capazes de combater. Algumas bactérias encontradas no iogurte são capazes de combater outra bactéria chamada de Stretococos mutans que, uma das principais responsáveis pela cárie. O estudo apontou que quando pessoas ingeriram iogurtes, que continham uma bactéria chamada de Lactobacillus reuteri, a quantidade de Streptococos mutans reduzia o que interferia na capacidade desse microorganismo provocar cárie. O microorganismo que pode reduzir as bactérias que causam a cárie age da mesma forma com as bactérias que provocam doenças na gengiva e nos ossos que suportam os dentes. Dessa forma, esse microorganismo previne também essas doenças conhecidas como gengivite e doença periodontal.

A halitose, conhecida popularmente como mau hálito, também pode ser combatida com alimentos probióticos. Essa doença acontece porque bactérias capazes de provocar odor fétido se multiplicam de maneira exagerada na boca e produzem compostos a base de enxofre. Outra bactéria, que também pode ser encontrada em alimentos probióticos, conhecida como W. cibaria consegue produzir substâncias que evitam o crescimento de bactérias que provocam o mau hálito.

Esses dados das pesquisas são realmente animadores. Mas não basta apenas se alimentar dos probióticos para evitar as doenças na boca. Eles têm de ser apenas um aliado nesse combate. A melhor forma de evitar essas doenças infecciosas, que acontecem nos dentes e na mucosa bucal, é escovar os dentes e a boca corretamente todos os dias.

Arlindo Aburad é dentista, doutor em Patologia Bucal pela USP e presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Mato Grosso.


------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8136 1972

Nenhum comentário: