quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Crianças recebem tratamento especial no setor infantil do Laboratório Oswaldo Cruz

Por Fábio Santos - São José dos Campos

Ser criança significa ter muitas vantagens no Laboratório Oswaldo Cruz

O Laboratório Oswaldo Cruz possui uma equipe de colaboradores especializados em coleta de material biológico infantil, associado a um espaço totalmente projetado para propiciar um maior conforto aos seus pequeninos pacientes, realizando a coleta com tubos pediátricos para exames de coagulação, bioquímica e hemograma, cujos volumes de sangue são mínimos. A preocupação com os jovens pacientes começa na recepção, onde o ambiente é projetado para passar tranqüilidade antes da realização dos exames, que naturalmente aparenta ser uma situação desagradável para a criança.


A sala de espera do LOC possui brinquedos e jogos próprios para os pacientes mirins, que aproveitam o tempo de espera para se divertir. A música ambiente é outro fator que acaba acalmando as crianças e os pais que aguardam para a realização dos exames.
A equipe do Laboratório é treinada para a realização do atendimento infantil, como afirmou a Gerente de Laboratório, Dra. Nádia Sawaya: "nós temos profissionais especializados neste tipo de coleta infantil, pois no caso do atendimento com crianças é necessário maior sensibilidade e paciência".


Na sala destinada aos atendimentos infantis existe um detalhe especial. O ambiente é decorado especialmente para agradar os pequenos, que encontram desenhos coloridos pelas paredes, num ambiente que nada lembra um laboratório de análises clínicas.
A Técnica de Laboratório, Jaci Ramos, realiza o atendimento infantil no LOC e lembra que a psicologia é fundamental no tratamento com os jovens pacientes e os pais que os acompanham: "temos que utilizar a psicologia para acalmar as crianças e os pais, que as vezes chegam tensos ao trazer seus filhos para a realização de exames".

Entre os exames realizados, a coleta de sangue é a que exige maior sensibilidade dos profissionais, pois é um tipo de exame que provoca medo nos pacientes mesmo antes da realização, como explica a Dra. Nádia Sawaya. " A criança já chega assustada, com medo a injeção, pois acha que vai causar dor, mas na verdade não é nada disso e é tudo muito rápido", conclui.

A ambientação da criança do laboratório sempre foi uma das características do LOC, tanto que um dos projetos da direção é a criação de uma sede especializada no atendimento infantil, como afirmou o Diretor Presidente do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, Dr. Enrique Giana. "Houve um tempo que pensamos em criar um laboratório específico para as crianças, com a finalidade de mudar a conotação de hospital ou casa de saúde. É um projeto ainda não realizado, mas está em nossos planos", afirmou.

Apesar da ambientação e o trabalho psicológico desenvolvido pelos profissionais serem de extrema importância, o fator principal no atendimento infantil fica por conta dos cuidados técnicos e os equipamentos específicos para as crianças, como afirma Nádia Sawaya. "Nós utilizamos materiais especiais para a coleta infantil, como agulhas mais finas e tubos pediátricos com volumes menores, pois tiramos uma quantidade menor de sangue", analisou a doutora.

Após a coleta de cada paciente infantil, o Laboratório Oswaldo Cruz oferece um certificado de boa conduta ao paciente, que sai do laboratório com a sensação de ter se comportado bem diante de uma situação adversa. Ao consultar o resultado do exame pelo site do Laboratório Oswaldo Cruz, os pequenos pacientes encontram mais surpresas. A equipe do LOC criou uma sessão especial para o entretenimento e diversão das crianças, abastecida com jogos e brincadeiras on-line.

O trabalho em desenvolver um ambiente agradável para as crianças faz parte da política de gestão do LOC, que enxerga em seus pacientes indivíduos que precisam de atenção especial, seja criança ou adulto. Venha conhecer nossas dependências e nossos procedimentos de coletas de exames em crianças, entre em contato e marque uma visita, através do telefone: 3946 3711.



------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

Nenhum comentário: