segunda-feira, 17 de março de 2008



Obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Flávio de Carvalho, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret em São José dos Campos


Um presente dos artistas a Francisco Matarazzo Sobrinho na década de 1950 é tema de exposição em São José dos Campos, a partir de 06 de março, com entrada gratuita. Informativa e didática, a mostra ‘Um Presente para Ciccillo’ reúne 48 obras, entre desenhos, guaches, aquarelas e gravuras oferecidas num álbum, como uma homenagem a este ilustre paulistano incentivador da cultura - carinhosamente apelidado de Ciccillo.


Francisco Matarazzo Sobrinho,
conhecido como Ciccillo

A exposição apresenta trabalhos de alguns dos mais famosos artistas da época, parte do círculo de amizades de Ciccillo, que faleceu em 1977. Ao lado da esposa Yolanda Penteado, o paulistano se destacou no circuito das artes, tendo fundado o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Além disso, organizou a I Bienal Internacional de São Paulo – primeira grande exposição de porte realizada fora da Europa e dos Estados Unidos – e criou a Cia. Cinematográfica Vera Cruz e o Teatro Brasileiro de Comédia.


Flávio de Carvalho

“O álbum de Ciccillo, hoje com o colecionador Abib Maldaun Neto, prima pela qualidade do conjunto e pela singularidade das obras, reunindo um grupo inédito de obras de grande significado histórico”, explica a curadora da mostra, Denise Mattar. Será apresentado ao público a coleção criada por diferentes gerações de artistas, dos consagrados como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho, passando por uma geração posterior, como Bruno Giorgi, Geraldo de Barros, Di Prete, até chegar aos mais jovens da época, como Aldemir Martins e Jacques Douchez.

Artistas e Documentação


Oswaldo Goeldi

A exposição é dividida em dois núcleos: Artistas e Documentação. No primeiro, as obras são apresentadas com um mini-currículo de cada artista e agrupadas por períodos: Modernistas, Atelier Abstração e Ballet do IV.

No núcleo ‘Documentação’, será apresentado um conjunto de painéis fotográficos sobre a vida de Ciccillo e Yolanda, complementados por um DVD sobre o período. Nesta apresentação, as imagens dos artistas, da moda e do comportamento são contextualizadas em seu momento político e econômico. São enfatizadas as comemorações da época, como o IV Centenário de São Paulo e a criação do Parque do Ibirapuera.


Aldemir Martins

A idéia é atrair público especializado, público em geral, estudantes e alunos de escolas públicas, apresentando parte da atuação de um dos maiores admiradores e incentivadores da cultura nacional. “Sua atuação influenciou na dinamização do mercado de arte, na formação do público e no incentivo à produção artística de vanguarda, conferindo à arte nacional um caráter institucional, profissional e contemporâneo”, resume a curadora.



Di Cavalcanti



SERVIÇO

‘Um Presente para Ciccillo’
Data:
08/Março até 09/Maio
Hora: Segunda a Sexta, das 09h às 21h e Sábado das 09h00 às 17h00
Local: FAAP São José dos Campos
Endereço: Av. Jorge Zarur, 650 - Jardim Esplanada
Informações: (12) 3925-6400

Fonte: Faap / WN&P Comunicação



------------------------|


Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

Nenhum comentário: