sexta-feira, 11 de julho de 2008



Redução do estômago ganha novo método

Um procedimento não cirúrgico para perda de peso acaba de ser testado com sucesso no Brigham and Women´s Hospital, de Nova York. Sem necessidade de realizar cortes, o procedimento oferece a possibilidade de uma operação mais segura e menos traumática para resolver o problema da obesidade. A experiência está sendo realizada com 20 pacientes.

O novo método consiste na passagem de um tubo pela boca e garganta e pelo uso de uma agulha fina para fazer uma série de dobras no estômago. Essas dobras estreitam o estômago e impedem que o paciente consuma grandes quantidades de comida. Como os instrumentos descem pela garganta, em lugar de por meio de um corte no abdômen, os médicos esperam evitar muitos dos riscos da cirurgia tradicional, como infecções, sangramentos e cicatrizes. Por ser um método menos invasivo, eles também acreditam numa recuperação rápida e possivelmente sem dores abdominais subseqüentes.

Os pesquisadores advertem que ainda levará alguns anos antes que se tenha certeza de que esse tipo de procedimento é seguro e efetivo. O novo método é baseado no trabalho de um médico venezuelano que realizou uma operação similar em 64 pacientes e relatou resultados promissores após um ano. Os médicos norte-americanos modificaram o método e refinaram os instrumentos utilizados na operação.



------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

Nenhum comentário: