segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Sobrepeso traz infertilidade
Entrevista com a endocrinologista Denise Reis Franco, da ADJ

Além de todos os inconvenientes que a obesidade provoca e que vêm sendo divulgados à exaustão nos últimos anos, um efeito maléfico ainda é pouco conhecido de muitos “gordinhos”. O excesso de peso pode também ser responsável pela infertilidade e, por isso, homens acima do peso que gostariam de ser pais muitas vezes não têm outra alternativa que reduzir o prato e suar mais na academia.

Recentemente, um novo estudo abordando essa questão foi divulgado pela Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia. Os pesquisadores acompanharam cerca de 5 mil homens e analisaram amostras de esperma e sua classificação em relação ao IMC (Índice de Massa Corpórea). O estudo, feito na Escócia, mostrou que os obesos tinham 60% mais chance de ter baixo volume de esperma e 40% de chance de ter alguma anormalidade no esperma.

Segundo a endocrinologista Denise Reis Franco, da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a obesidade leva a alterações hormonais no homem, entre as quais a redução dos níveis de testosterona e aumento na produção de estrógenos, o que pode comprometer a função reprodutora. A obesidade também pode aumentar a produção de outros hormônios, como o cortisol e o hormônio do crescimento, o que favorece o aparecimento da resistência insulínica e compromete mais o metabolismo lipídico desses pacientes, explica a endocrinologista.

“Homens obesos inférteis sempre são aconselhados a perder peso e a infertilidade é um dos fatores que influem na decisão de indicar uma gastroplastia para redução de estômago”, explica Denise.

Nas mulheres, a obesidade também pode produzir infertilidade, num processo que está relacionado à síndrome dos ovários policísticos. A obesidade levaria a uma situação de resistência insulínica que nos ovários poderia aumentar a producão de testosterona e diminuir a de estrógeno e progesterona, alterando conseqüentemente a ovulação.

A boa notícia é que a infertilidade provocada por excesso de peso não é um processo definitivo e pode ser revertida após o emagrecimento.



------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (11)8708 1754

Nenhum comentário: