segunda-feira, 13 de agosto de 2007

LOC comemora dia da saúde com exposição do ônibus itinerante da ONG "Movimento Vida"

Por Marco Bonito e Fábio Santos - São José dos Campos

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos comemorou o Dia Nacional da Saúde (5 Agosto) com a exposição do ônibus da ONG "Movimento Vida", que serviu para divulgar as ações da organização que leva, através de um ônibus itinerante, saúde às comunidades carentes da cidade de São José dos Campos. Este ônibus foi adaptado para se tornar um ambulatório móvel e conta com duas salas de atendimento, uma para clínica geral e outra para atendimento odontológico, inclusive com uma cadeira de dentista.
Embora não haja muito o que se comemorar, no Brasil, com relação à saúde, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, em parceria com a ONG Movimento Vida, decidiu compartilhar com a população da cidade as ações sociais ligadas à saúde que contam com mais de 25 voluntários. Dentre estes fazem parte oito médicos e seis dentistas, de diversas especialidades, assistentes sociais, uma bioquímica e técnicos de laboratório, além de auxiliares em funções distintas.

Para a assistente social Cristiane Pantaleão a iniciativa de expor o ônibus foi bastante válida: "esta é uma oportunidade de mostrarmos à população o serviço que desenvolvemos justo às comunidades necessitadas, além de ser também uma forma de expormos o ônibus para tentar sensibilizar mais pessoas para o voluntariado".

O ônibus permaneceu estacionado em frente ao Laboratório Oswaldo Cruz durante a manhã de sábado, dia 4 de agosto, período em que recebeu a visita de pacientes e populares que passaram no local. Nesta oportunidade, os visitantes puderam conhecer o interior do veículo e saber mais a respeito doa ONG Movimento vida, como o paciente do Laboratório Oswaldo Cruz, Rui Braga: "conheci o projeto agora e realmente é surpreendente. É uma atitude válida, pois os bairros são carentes de informação e de assistência e a atitude do Movimento Vida é muito nobre"

O intuito desta ação foi compartilhar a idéia deste projeto com a população afim de estimular a participação de novos voluntários e colaboradores para que o Movimento Vida possa continuar atendendo à população. O idealizador do projeto, Dr. Enrique Giana, afirma que a intenção sempre foi levar auxílio na área da saúde e da educação para as comunidades menos favorecidas, mas lembra que para se construir um país melhor, o número de voluntários e de projetos sociais precisa aumentar. "Nós atendemos muita gente nestes 9 anos, mas apesar disso, vejo que existe a necessidade da existência de instituições que realizem este atendimento. Muitas vezes vamos em locais onde não existem postos de saúde públicos, onde estes estão deficitários, e acabamos colaborando com o poder público, levando saúde e educação através da ONG", analisa o médico.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado uma vez por ano, mas a necessidade da manutenção deste serviço de utilidade pública é constante. Durante todo o ano, o Movimento Vida leva atendimento à quem precisa e luta, com a ajuda dos voluntários e parceiros, para quebrar as barreiras enfrentadas nos serviços públicos de saúde. Nem todo complexo público de saúde é ineficiente, pois é possível nomear inúmeros exemplos de excelência em centros de tratamento no Brasil, mas é de consenso geral o fato de que o atendimento ainda é insuficiente e, no caso da saúde, essa insuficiência pode gerar graves consequências.

Por menor que seja a parcela de pessoas atendidas pelo Movimento Vida, em relação ao número de pessoas carentes de atendimento médico, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos sente-se orgulhoso em tentar modificar esta pequena parcela desta estatística e conta com ajuda de parceiros e voluntários, que será sempre bem vinda.

Acesse o site do Movimento Vida www.movimentovida.com.br e saiba como você pode participar.



------------------------|
Marco Bonito
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

Nenhum comentário: