terça-feira, 28 de agosto de 2007

LOC participa de programa de combate à obesidade

0 comentários

Por Marco Bonito e Fábio Santos - São José dos Campos



O "Quero ser magro" reúne especialistas da área da saúde, oferecendo tratamento gratuito aos candidatos que lutam contra a obesidade

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos está oferecendo acompanhamento laboratorial gratuito aos participantes do programa "Quero ser magro", projeto proposto e organizado pelo jornal Valeparaibano. Foram selecionados 12 candidatos que estão acima do peso e que toparam participar de uma maratona de combate à obesidade, realizada com a orientação direta de profissionais da área da saúde.
Como o "Quero ser magro" visa a perda de peso, alguns cuidados foram tomados, como, por exemplo, a proibição do uso de remédios para emagrecer e a realização de uma bateria de exames laboratoriais que foram realizadas no Oswaldo Cruz.
A Gerente Administrativa do laboratório, Flávia Soares de Lima, ressalta o papel do Laboratório Oswaldo Cruz no programa e a importância da realização dos exames: "o Laboratório Oswaldo Cruz entrou como voluntário e está oferecendo seus serviços gratuitamente ao programa 'Quero ser magro' e a importância dos exames é óbvia, pois eles auxiliam os médicos, mostrando aquilo que o olho humano não consegue ver".
O Laboratório Oswaldo Cruz tornou-se o laboratório oficial do "Quero ser magro" e possui todas as credenciais para tal feito. Com qualidade e excelência reconhecida em seus exames e pelas certificações ISO 9002 e 14001, o Laboratório possui equipe técnica qualificada, bem como equipamentos de última geração para a realização de todos os exames exigidos aos candidatos.
Flávia Soares de Lima acredita que o "Quero ser magro" possa ser um estímulo para quem quer perder o peso e adquirir uma boa qualidade de vida, mas desde que exista o acompanhamento profissional: "a idéia do programa é estimular as pessoas a mudarem de hábitos e procurar uma vida mais saudável, mas toda dieta deve ser realizada com o acompanhamento médico ou de um nutricionista, pois a pessoa não deve, simplesmente, parar de comer por decisão própria".
O programa teve início na primeira quinzena de julho e dois meses após a maratona, os candidatos voltam ao Laboratório Oswaldo Cruz para nova bateria de exames, com a finalidade de identificação das mudanças ocorridas durante a dieta neste período.
É sempre bom lembrar que o programa seguido por cada candidato é individual, de acordo com os índices apresentados por cada um nos exames e entrevistas. A melhor dica para os interessados em perder peso de maneira saudável é procurar um médico e realizar um check-up total. Mesmo se o intuito principal não for a perda de peso, a bateria de exames é recomendada com a finalidade de prevenir ou detectar qualquer tipo de problema de saúde.
Converse com seu médico e saiba quais exames são importantes para você. Para obter mais detalhes sobre os exames realizados no Laboratório Oswaldo Cruz, acesse nossa sessão de exames. Se você também quer ser magro, basta seguir as orientações do seu médico e começar a dieta, basta ter disciplina e força de vontade. Acompanhe a maratona dos voluntários do projeto "Quero ser magro" através do site do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos: www.oswaldocruz.com.




------------------------|
Dpto de Comunicação e Marketing
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

LOC comemora dia da saúde com exposição do ônibus itinerante da ONG "Movimento Vida"

0 comentários

Por Marco Bonito e Fábio Santos - São José dos Campos

O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos comemorou o Dia Nacional da Saúde (5 Agosto) com a exposição do ônibus da ONG "Movimento Vida", que serviu para divulgar as ações da organização que leva, através de um ônibus itinerante, saúde às comunidades carentes da cidade de São José dos Campos. Este ônibus foi adaptado para se tornar um ambulatório móvel e conta com duas salas de atendimento, uma para clínica geral e outra para atendimento odontológico, inclusive com uma cadeira de dentista.
Embora não haja muito o que se comemorar, no Brasil, com relação à saúde, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, em parceria com a ONG Movimento Vida, decidiu compartilhar com a população da cidade as ações sociais ligadas à saúde que contam com mais de 25 voluntários. Dentre estes fazem parte oito médicos e seis dentistas, de diversas especialidades, assistentes sociais, uma bioquímica e técnicos de laboratório, além de auxiliares em funções distintas.

Para a assistente social Cristiane Pantaleão a iniciativa de expor o ônibus foi bastante válida: "esta é uma oportunidade de mostrarmos à população o serviço que desenvolvemos justo às comunidades necessitadas, além de ser também uma forma de expormos o ônibus para tentar sensibilizar mais pessoas para o voluntariado".

O ônibus permaneceu estacionado em frente ao Laboratório Oswaldo Cruz durante a manhã de sábado, dia 4 de agosto, período em que recebeu a visita de pacientes e populares que passaram no local. Nesta oportunidade, os visitantes puderam conhecer o interior do veículo e saber mais a respeito doa ONG Movimento vida, como o paciente do Laboratório Oswaldo Cruz, Rui Braga: "conheci o projeto agora e realmente é surpreendente. É uma atitude válida, pois os bairros são carentes de informação e de assistência e a atitude do Movimento Vida é muito nobre"

O intuito desta ação foi compartilhar a idéia deste projeto com a população afim de estimular a participação de novos voluntários e colaboradores para que o Movimento Vida possa continuar atendendo à população. O idealizador do projeto, Dr. Enrique Giana, afirma que a intenção sempre foi levar auxílio na área da saúde e da educação para as comunidades menos favorecidas, mas lembra que para se construir um país melhor, o número de voluntários e de projetos sociais precisa aumentar. "Nós atendemos muita gente nestes 9 anos, mas apesar disso, vejo que existe a necessidade da existência de instituições que realizem este atendimento. Muitas vezes vamos em locais onde não existem postos de saúde públicos, onde estes estão deficitários, e acabamos colaborando com o poder público, levando saúde e educação através da ONG", analisa o médico.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado uma vez por ano, mas a necessidade da manutenção deste serviço de utilidade pública é constante. Durante todo o ano, o Movimento Vida leva atendimento à quem precisa e luta, com a ajuda dos voluntários e parceiros, para quebrar as barreiras enfrentadas nos serviços públicos de saúde. Nem todo complexo público de saúde é ineficiente, pois é possível nomear inúmeros exemplos de excelência em centros de tratamento no Brasil, mas é de consenso geral o fato de que o atendimento ainda é insuficiente e, no caso da saúde, essa insuficiência pode gerar graves consequências.

Por menor que seja a parcela de pessoas atendidas pelo Movimento Vida, em relação ao número de pessoas carentes de atendimento médico, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos sente-se orgulhoso em tentar modificar esta pequena parcela desta estatística e conta com ajuda de parceiros e voluntários, que será sempre bem vinda.

Acesse o site do Movimento Vida www.movimentovida.com.br e saiba como você pode participar.



------------------------|
Marco Bonito
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos realiza segundo curso para gestantes

0 comentários

Por Marco Bonito e Fábio Santos - São José dos Campos



O II curso para gestantes foi realizado com sucesso e o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos já pensa na terceira edição


O Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos promoveu, no último dia 14 de Julho, o segundo curso voltado para gestantes que, a exemplo da primeira edição, foi um sucesso.A idéia de oferecer o curso veio com o objetivo de proporcionar às futuras mamães um pouco mais de informação, tanto em relação ao período de gestação, quanto aos primeiros anos de vida do bebê, como explica a Gerente Administrativa do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos, Flávia Soares de Lima, que cuidou da elaboração do curso: "a idéia surgiu com a finalidade de informar melhor as gestantes, principalmente as mães de primeira viagem, que as vezes ficam um pouco perdidas com a situação".

Os médicos que foram convidados a participar do curso têm uma larga experiência no tratamento de gestantes, como confirma Flávia: "Resolvemos chamar um grupo de médicos que já realiza esse curso e os trouxemos para a realização deste aqui no Laboratório".

Nesta segunda edição, foram seis os palestrantes, todos médicos especializados em bebês ou na saúde da gestante. Foram eles: Dra. Cinthia Cortez (Ginecologista e Obstetra), Dr. Sebastião Ernesto(Anestesista), Dra. Vera Krug (Pediatra), Dra. Neide Peixoto Machado(Nutricionista), Dra. Márcia Afonso Negrão (Fonoaudióloga) e Dra. Greice Paes de Almeida (Odontopediatra). Para a odontopediatra, Dra Greice, a informação quanto à prevenção torna-se essencial e pode evitar problemas futuros: "a prevenção é fundamental e posso citar o meu caso, onde era muito comum encontrar bebês com cáries, mas com o curso de gestantes as mães recebem orientação e não cometem os erros mais comuns e hoje as crianças não tem mais tantas cáries".

A gestante Maria Teresa Tamanaha está no quinto mês de gravidez e declarou ter aprendido bastante com o curso. Como mãe de primeira viagem, ela afirma que a informação passa maior segurança a ela e ao marido. "Adorei o curso, pois a gente acha que já sabe alguma coisa, mas neste aprendemos coisas novas e acho que vale a pena, para termos mais confiança na hora de cuidar do bebê", disse a gestante.

Mas, apesar de ser um curso para gestantes, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos acredita que tanto os pais quanto as mulheres que pensam em engravidar deveriam participar do encontro, como afirmou Flávia Soares de Lima: "é muito bom que venham acompanhadas dos maridos (pais), pois as informações não valem só para a mãe, valem para os pais, que também cuidam dos filhos".

O Marido de Teresa, a futura mamãe, chegou ao final do curso, mas ela garante que ele vai aprender tudo o que foi passado através da apostila, que foi criada pelos palestrantes. "Ele estava trabalhando e chegou mais tarde, mas a parte que ele não assistiu vai aprender com a apostila, pois nela tem tudo", concluiu a gestante.

Após esta segunda edição, o Laboratório Oswaldo Cruz já pensa no terceiro curso para gestantes, que está previsto inicialmente para Outubro. As inscrições já estão abertas e vale a pena lembrar que o curso é gratuíto, basta enviar um email ao laboratório para reservar a sua vaga: oswaldocruz@oswaldocruz.com. O laboratório situa-se à rua Santa Clara, 393, na Vila Adyana - Telefone: 3946-3711.

------------------------
Departamento de Comunicação e Marketing
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177