sexta-feira, 11 de julho de 2008


Vitamina D também previne doença cardíaca

Entrevista da nutricionista Daniéla Oliveira Magro, da Unicamp, ao site diabetenoscuidamos

A vitamina D, encontrada em maior abundância no sol, pode, segundo um novo estudo europeu, ajudar a prevenir doenças cardíacas, um dos problemas que afetam o diabético. Geralmente, as mulheres em idade de menopausa conhecem a importância dessa vitamina no combate e prevenção da osteoporose. Isso porque, explica a nutricionista Daniéla Oliveira Magro, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a vitamina D ajuda na absorção e manutenção do cálcio no organismo, importante para a regeneração das células ósseas.

Recentemente, uma pesquisa realizada na Alemanha mostrou que a vitamina D parece ajudar também na prevenção das doenças cardíacas. Estudando um grupo de mais de 3 mil homens e mulheres acima dos 62 anos, os pesquisadores verificaram, ao longo de oito anos, a ocorrência de 463 mortes por problemas cardíacos num total de 737 óbitos. Entre os que faleceram de problemas relacionados ao coração, mais de 300 eram os que apresentavam os menores níveis de cálcio no sangue.

Daniéla explica que a vitamina D age em diversos órgãos do corpo, sempre atuando onde há necessidade de regulação. “Vários trabalhos mostram que essa vitamina é importante também para regular o sódio e que ela atua no cérebro, no coração, no pâncreas e no sistema imunológico”, afirma a especialista, acrescentando que seus efeitos podem ser observados na melhor secreção da insulina e dos hormônios da tireóide.

Embora a principal fonte da vitamina D seja o sol, Daniéla alerta que não é preciso ficar exposto aos raios solares durante horas. “Meia hora por dia sob o sol, no horário até as 10 horas da manhã e tendo o cuidado de usar protetor solar, pode ser suficiente”, explica a nutricionista.

Para quem não quer – ou não pode – tomar sol com freqüência, a nutricionista informa que é possível obter a vitamina D pelos alimentos. O peixe, principalmente o salmão, o leite fortificado com vitamina D, são algumas das fontes dessa vitamina, que ainda pode ser encontrada, em menor quantidade, no ovo, carne e iogurte.

“Um pedaço de peixe com 100 gramas fornece 2,2 microgramas de vitamina D e um copo de leite fortificado oferece 2,45 microgramas da vitamina”, diz Daniéla. Para adultos até 50 anos, a necessidade diária de vitamina D é de 5 microgramas; até os 70 anos, essa quantidade deve ser de 10 microgramas, subindo para 15 microgramas a partir dessa idade.



------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fábio,

li o artigo a respeito da vitamina D, mas há controvérsias neste "relato".

A nutricionista Daniela refere que: "Embora a principal fonte da vitamina D seja o sol, Daniela alerta que não é preciso ficar exposto aos raios solares durante horas. “Meia hora por dia sob o sol, no horário até as 10 horas da manhã e tendo o cuidado de usar protetor solar, pode ser suficiente”, explica a nutricionista.

Há novos estudos relatando o oposto.

Um sério e respeitado pesquisador, "especialista em vitamina D" relata diversas coisas interessantes a respeito da vitamina D em seu artigo, resumindo ele diz que: "É preciso ficar exposto ao sol diariamente, por trinta minutos, entre os horários 10h e 15h, SEM O USO DE FILTRO SOLAR". É um artigo muito interessante e se vc tiver interesse posso enviar o link à vc.
Um abraco,
Ana.