quarta-feira, 11 de junho de 2008


Introdução da insulina no momento exato previne complicações

Tipo 2 da doença é tratado com mudanças no estilo de vida, dieta e exercícios.

Uso da insulina, no entanto, pode evitar problemas futuros.
Estudo apresentado no Congresso da Associação Americana de Diabetes demonstra que se o paciente não consegue atingir as metas de controle a insulina deve ser utilizada.

O diabetes tipo 2 afeta mais de 90% dos diabéticos e inicialmente é tratado com mudanças no estilo de vida, dieta e exercícios. Medicamentos por via oral podem auxiliar a obtenção dos níveis adequados de glicose no sangue.

A principal meta a ser atingida é conseguir manter a hemoglobina glicosilada (marcador do níveo de açucar no sangue) em 7%. Se a meta não consegue ser atingida com medicação, dieta e exercícios, o tratamento com insulina está preconizado. Os médicos encontram muita dificuldade em convencer seus pacientes a passarem a utilizar a insulina, por motivos sociais e pelo impacto emocional dessa transição.

O aparecimento das complicações do diabetes está diretamente ligado ao controle dos níveis de açúcar no sangue. Como estamos falando em problemas que muitas vezes irão se manifestar anos a frente os pacientes não conseguem avaliar a importância desse controle.
Os resultados do estudo TULIP, apresentado em São Francisco, mostrou, mais uma vez, que devemos iniciar a insulina nos pacientes que não conseguem estabilizar sua glicemia.

O tratamento precoce faciliata o controle do diabetes diminuindo o risco de progressão dos problemas vasculares, principal complicação da doença.
No estudo foi utilizada um insulina sintética de longa duração com uma aplicação diária, comparada ao tratamento medicamentoso e mudança de hábitos em pacientes que não conseguiam estabilizar assim sua glicemia.

O controle dos níveis de açúcar no sangue, com hemoglobina glicosilada abaixo de 7%, foi obtido em 66% dos pacientes do grupo da insulina contra 38% do grupo tratado com medicamentos e estilo de vida.
Esse trabalho reforça a importância do controle estrito do níveis de açúcar no sangue para o tratamento do diabetes.

Fonte: G1 09/06/2008

Portal Educação e Sites Associados - Sistema Integrado de Ensino a Distância
www.portaleducacao.com.br



------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711

Nenhum comentário: