segunda-feira, 2 de junho de 2008

Por Fábio Santos - São José dos Campos


Laboratório Oswaldo Cruz patrocina apresentações da SOCEM
(Sociedade de Cultura e Educação de São José dos Campos)


O Laboratório é o mais novo parceiro da SOCEM (Sociedade de Cultura e Educação Musical de São José dos Campos) e passará a patrocinar o grupo, através do projeto Oswaldo Cruz Cultural, que engloba, entre outras coisas, uma revista bimestral destinada à divulgação da cultura, uma biblioteca comunitária que empresta livros para a comunidade e, por fim, um programa de incentivo cultural através de apoios e patrocínios aos eventos realizados em São José dos Campos.

Desta forma, o Laboratório Oswaldo Cruz tem o prazer de apresentar a riquíssima história da SOCEM e aproveita para homenagear o espírito vencedor desta Sociedade.

Como Surgiu

Em 1968, alguns remanescentes do grupo musical Monday Madrigal, do CTA, foram convidados a integrar um novo grupo musical que estava se formando. Este grupo, ainda sem nome, era patrocinado pelo recém-criado Conselho Municipal de Cultura (CMC), da Prefeitura de São José dos Campos.

Desta forma, sob a égide do C.M.C, a cidade começou a apresentar programas musicais clássicos, com artistas renomados de São Paulo, Rio de Janeiro e até do exterior.

Denominação do Grupo

Foi feita uma pesquisa entre os componentes e cada um deveria apresentar uma sugestão de nome para batizar o conjunto.

A sugestão de nome MADRIGAL MUSICAVIVA, nome de um grupo, que, segundo a Enciclopédia Britânica, existiu na Idade Média, foi o escolhido e o grupo passou a adotar o nome.

Foi convidado para reger o grupo o Maestro Walter Lourenção, de São Paulo, que permaneceu cerca de dois anos trabalhando para o Conselho Municipal de Cultura, à frente do Madrigal Músicaviva. Após esse tempo, o Conselho Municipal de Cultura foi desativado, e o novo prefeito, que acabara de assumir, não manteve o grupo musical e nem tampouco a contratação do maestro.

Surgimento da SOCEM

Como alguns componentes do Madrigal Músicaviva já tinham cogitado a possibilidade de faltar o apoio municipal, o grupo elaborou um plano de ação caso houvesse o corte do auxílio da prefeitura. A idéia, então, foi a de formar uma sociedade de amigos da música, a SOCEM - Sociedade de Cultura e Educação Musical de São José dos Campos -, da qual faziam parte todos os integrantes do madrigal ( que pagavam determinada mensalidade para cantar) e pessoas da comunidade que apoiavam não apenas comparecendo às reuniões e concertos, mas também ajudando financeiramente para que o projeto pudesse sobreviver.

O ápice da SOCEM

O Maestro Walter Lourenção permaneceu regendo o Madrigal Musicaviva de 1968 a 1980, portanto cerca de 12 anos. Nesse tempo o trabalho do regente e do seu grupo floresceu . Além do repertório executado pelo Madrigal, a SOCEM conseguia trazer para São José dos Campos, conjuntos e solistas importantes, nacionais e internacionais, como, por exemplo, a cravista francesa Huguette Dreifus, o Conjunto de Câmara de Montevidéu, regido pela Maestrina Sara Herrera, o grupo Solistas de São Paulo, o Coral do Chile regido por Waldo Aranguez e tantos outros.

Por sua vez o Madrigal Musicaviva se sobressaia, apresentando um repertório substancial e bem elaborado. Em 1972, alguns participantes do Madrigal Musicaviva foram convidados a integrar o "Coral do Brasil" que juntamente com o Coral da "Casa de Dante" (Instituto Ítalo- Brasileiro), viajou pela Europa em turnê, tendo se apresentado em 5 países, com um repertório de músicas brasileiras, do barroco ao moderno, tendo inclusive se apresentado em uma audição para o Papa Paulo VI, no Vaticano. Cantou também a "Missa Diligite", do Maestro Camargo Guarnieri, numa Igreja de São Paulo, regida pelo próprio Maestro Guarnieri. Em 1975 recebeu o Prêmio da APCA de melhor Conjunto Coral.

Após o Maestro Walter Lourenção, o Madrigal Musicaviva teve mais 11 líderes, porém, em agosto de 2000 o Madrigal Musicaviva encerrou suas atividades, tendo trabalhado ativamente durante 31 anos.

A SOCEM, que surgiu principalmente pela necessidade de dar continuidade ao Madrigal Musicaviva, continua em atividade, promovendo concertos e executando o Projeto Villa Lobos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O Laboratório Oswaldo Cruz apóia esta idéia

Em 2008, o Laboratório Oswaldo Cruz passa a patrocinar as iniciativas da SOCEM, como forma de auxiliar a conexão entre as manifestações culturais e o público. Nossa empresa acredita que a cultura possa ser um agente transformador, capaz de melhorar cada vez mais nossa Sociedade.


------------------------|
Fábio Santos
Assessor em Comunicação
Laboratório Oswaldo Cruz - Saúde com qualidade
www.oswaldocruz.com
(12) 3946 3711 ou (12) 8116 0177

Nenhum comentário: